segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Dose Dupla


The Devil Wears Prada (O Diabo Veste Prada) - Lauren Weisberger

Esse livro de Lauren Weisberger foi, como já devem ter adivinhado, a inspiração para o filme de mesmo nome, com a queridinha Anne Hathaway e a excelente atriz Meryl Streep. Aliás, que atuação! Mas não quero falar sobre o filme por enquanto.
Como no filme, a personagem principal muda mesmo: uma garota considerada brega e que não liga para roupas de marca se transforma em uma vítima da moda. Isso acontece aos poucos e sem que ela perceba. Acho que é bem realista essa parte. É legal acompanhar a personagem evoluir/retroceder, dependendo do ponto de vista. Além de vítima da moda, acaba se tornando também uma workaholic, já que a chefe é exigente e não liga para horários de trabalho. Ela tem afetados o relacionamento com o namorado, com a família e com a melhor amiga, que não aparece no filme! Quer dizer, aparecer mesmo, até aparece, mas não tem o papel importante como no livro. O final também é um pouco diferente, embora a essência se mantenha a mesma.
Essa edição eu ganhei há alguns anos de uma amiga, na versão em inglês, quando eu ainda estava no meio do meu curso - que, finalmente, eu terminei ano passado (tanto o livro, quanto o inglês) - e que ela esperava ser uma daquelas leituras light e fáceis. Dependendo do seu nível de inglês, funciona assim mesmo.
A história é bem parecida com a do filme: uma garota meio alheia ao mundo da moda, Andrea Sachs, tenta o cargo de assistente júnior da editora chefe fodona da revista Runway, Miranda Priestly. E aí, mesmo não suportando a chefe ou a colega ou aquele mundinho fútil em que viviam, ela enfrenta o desafio e mostra que é pra lá de competente.
Depois de algumas resenhas lidas sobre o livro, não tenho muito uma opinião a dar, para ser sincera. Não acredito que seja um ótimo livro, mas posso elogiar bastante o cunho realista dele. Não é à toa que a escritora tenha passado por um cargo parecido antes de escrever o livro... Dizem que pode ser coincidência ou não... Eu tenho certeza que foi o que a inspirou para escrever o best seller. Se não fosse assim, não seria tão minuciosamente descrito e bem feito. O filme não deixa a desejar, embora tenha sido mudadas algumas coisas - mas isso é de praxe! Eu recomendo àquelas pessoas que não procuram por uma leitura pesada e formal. Bom para as férias, com certeza!
No geral, um livro para passar o tempo. Nada de super indispensável na prateleira, mas para quem quer treinar o inglês, vai a dica...

Do amor e outros demônios - Gabriel Garcia Márquez

É, pra quem leu O Diabo Veste Prada, Gabriel García Márquez é um passo e tanto. Eu prefiro dizer que sou uma leitora eclética e que os clássicos me atraem muito. Não que esse livro seja um dos super clássicos, mas o autor está entre os "must reads" de muitas listas por aí. Pra quem não sabe, ele é o mesmo autor de O amor nos tempos do cólera e Cem anos de solidão, tendo adaptações para o cinema e tudo.
Como a minha edição não tinha sinopse, eu fiquei meio perdida até o meio do livro. Sobre o que se tratava? Eu não tinha idéia. Sabia que a personagem principal era uma menina que tinha lá pelos seus doze anos, com cabelos loiros e muito grandes, por nunca terem sido cortados. Era uma promessa que sua mãe fizera quando ela nasceu. Aparentemente, o autor teve a idéia quando fazia uma reportagem e encontrou um túmulo no qual os restos da tal menina prevaleciam, junto com vinte e dois metros de cabelo. A partir daí, estava montado o roteiro.

Em meados do século XIX, Sierva María é ainda moça quando é mordida por um cão com raiva, enquanto passeava no mercado junto com uma escrava. Com medo de que a doença se agravasse, seu pai, que muito a amava, procura um médico e um bispo. O médico diz que nada tem a se fazer, a não ser esperar... A raiva poderia ser contraída ou não, ele não podia afirmar com certeza. Já o bispo diz que o melhor remédio seria levá-la ao convento, para que Deus pudesse curá-la melhor. O pai, um velho marquês, reluta, mas deixa aos cuidados das freiras sua única e querida filha.
Porém, no convento, Sierva María é tratada como se fosse possuída pelo demônio por ter um comportamento muito estranho. As freiras só não sabiam que a menina tinha sido negligenciada pelos pais durante anos e passou a freqüentar a senzala e a ser criada pelos escravos, de modo que aprendeu seus ritos, seus costumes e até suas línguas. Lá, Cayetano Delaura é o padre encaminhado para seu exorcismo, cuja execução é certa. Mas ele vai conhecendo a menina e descobrindo que talvez ela não estivesse possuída e sim muito assustada. De resto, é fácil prever uma relação entre a menina e o padre... Certamente um escandâlo, mas bem a cara de Gabriel García Márquez!
Bem, o enredo é diferente. Nada de um amor comum, um casal jovem e que se encontram por acaso na escola, faculdade, trabalho, seja lá onde for. A história é realmente algo que me atraiu no livro, embora até a metade eu ainda estivesse na dúvida sobre terminar ou não a leitura. O modo como o autor aborda a história de cada personagem também conta muitos pontos, por fazer o leitor conhecer a fundo o histórico de cada um. Isso ajuda a entender os por quês de muitas ações e diálogos entre personagens... A leitura não é simples, mas não chega a ser tão difícil como O Retrato de Dorian Gray, por exemplo.
Excelente livro, que lembra um pouco alguns contos como Rapunzel e Cinderela, mas que tem seu desfecho mais realista que outras histórias...

P.s.: começo esse mês (e o ano) com um Clube do Livro - As Pirigoethe, junto com mais duas amigas. O livro de janeiro é Madame Bovary de Gustave Flaubert! Quem quiser nos acompanhar, tamo junto ae!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores