sexta-feira, 11 de março de 2011

Perfume - Patrick Süskind


Depois de muito tempo sem postar e depois de muitas semanas lendo “Perfume – História de um Assassino”, eu finalmente consegui tempo (e saco) para acabar o livro!
Não me levem a mal, o livro é fantástico! Na verdade, um dos melhores livros-que-viraram-filme que eu já li. Tudo bem que eu não me lembro como era realmente a versão cinematográfica – estou só considerando o romance mesmo. De qualquer forma, vamos à sinopse.
Jean-Baptiste Grenouille é o nome do personagem principal, um parisiense que nasceu em 17 de julho de 1738. Como se pode concluir, a história se passa no século XVIII, e conta a trajetória do garoto solitário, feio, rejeitado, porém talentoso desde seu nascimento até sua morte. Grenouille tem o dom de poder sentir cheiros mil vezes melhor que qualquer ser humano na face da Terra. O enredo, que gira em torno disso, é bem simples: sobre como um ser pode se tornar um assassino em série em função da sua louca obsessão.

Eu comprei esse livro num sebo, no mesmo dia que eu achei Um Grande Garoto (que também deu origem ao filme de mesmo nome, para ver sinopse, clica AQUI). Para ser sincera, nem sabia que o filme era baseado num livro, então aquilo me deu uma vontade a mais de levar pra casa. Só que aí eu lembrei como a atmosfera do filme era literalmente nojenta, escura, fria, meio tenebrosa... Nem por isso desisti da leitura. Ainda bem, porque Perfume pode ser tão nojento quanto o filme, mas toda a sua história é envolvente e interessante.
A primeira coisa que eu reparei logo no começo dos capítulos foi a descrição perfeita que o autor Patrick Süskind consegue dar ao ambiente. É claro que essa seria uma importante peça para a construção do livro com o olfato dividindo o “papel principal” da história. Como Grenouille tem um dom ligado a esse sentido humano, seria impossível sentir o que o autor quisesse propor ao leitor sem descrever minuciosamente, mas ainda assim sem ser exagerado demais.
O autor também escolheu a França, e logo Paris para o nascimento de Grenouille, mas não usufruiu da beleza ou glamour clássico que normalmente é retratado. Na verdade, Süskind mostra a parte suja da cidade, dando, assim, mais vida ao livro fictício.
Além do ambiente, o psicológico do personagem é muito elaborado, no sentido de que habita grande parte da história – já que Grenouille é basicamente o único e principal personagem. Particularmente, tenho mais gosto por romances com poucos personagens e Jean-Baptiste me conquistou completamente. É um personagem muito diferente de tudo o que eu já li, tem idéias paradoxais, tem sentimentos humanos, embora não se considere um. Sem contar, é claro, com seu dom incomum e conseqüente talento como perfumista.
Um grande livro, uma ótima história, um final incomum... Certamente um na lista dos 1001 livros para ler antes de morrer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores