sábado, 2 de julho de 2011

Sobre a viadagem da UFRJ e outras idiotices

Acho que foi um desespero e indignação geral. Não tem um vestibulando que tenha realmente gostado das modificações acerca do processo de entrada na Universidade Federal do Rio de Janeiro, mais conhecida como FDP que resolveu de última hora apenas aceitar o ENEM.

E, claro, quem sofre é o estudante. Chega até ser meio cômico conversar isso com os adultos – pelos menos com aqueles que não sabem nem como é uma provinha pra entrar na faculdade. “Ah, mas isso é bom, não é? Não é tudo múltipla escolha?” Aham. E aí? É melhor porque é múltipla escolha, só por isso? É uma grande bosta que seja múltipla escolha. O ENEM nunca que vai avaliar por inteiro o conhecimento do aluno. Ele vai provar se ele sabe ou não fazer prova. Aliás, vamos lembrar como é o esquema... 180 questões, 90 em cada dia. Dois dias seguidos. No primeiro, quatro horas de prova. No segundo, são cinco, por conta da redação. E ainda vem me dizer que isso vai avaliar a qualidade do ensino? Tá, senta lá, Cláudia.

Além disso, ainda tem o problema dos pontos. Aparentemente, para tentar driblar o chute, cada opção tem um valor diferente. Ou será que a cada duas questões muito fáceis que o candidato erra, uma difícil é anulada? Nem eu mesma sei. E tenho certeza que muita gente também não sabe. Para pedir revisão da redação, é preciso entrar na Justiça. É, ENEM, cada dia melhor, né? O reitor da UFRJ deve ter fumado, só pode.

Ruim para o aluno, pior para a instituição... Já deu pra notar que muita gente vai conseguir pontos para ingressar em Medicina e nem metade dos candidatos terão condições de prosseguir o curso. Por quê? Falta de preparo, claro. O governo afirma que é uma decisão para “democratizar” mais a entrada nas universidades públicas, mas e a qualidade de ensino fundamental e médio? Muito fácil mudar o vestibular e continuar com a mesma merda que é a rede de escolas públicas. Medida imediatista que prejudica todo mundo e ninguém pode fazer nada. Porque, óbvio, passeata só faz cosquinha na imprensa. No governo, dá pra dar umas risadas e só.

Palmas para a decisão. É com orgulho que olhamos para o progresso da educação no Brasil: empurrando com a barriga se chega longe. Obrigada a todos pelo aumento no número das cotas e na confusão que vai ser nos próximos anos. Vagas remanescentes que não poderão ser preenchidas.

Parabéns, Política, mais uma vez estragando a vida da gente.

2 comentários:

  1. olá! gostei muito do blog, já visitava há algum tempo e gostaria de me afiliar. como faço? já estou te linkando, bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leticia! Nossa, acabei não vendo seu comentário! Provavelmente minha resposta não vai adiantar muuuito, mas você pode mandar o banner ou link por comentário ou pelo meu e-mail: elena.verissimo@hotmail.com! Adoraria ver o seu blog! Beijos

      Excluir

Marcadores